2023 – Tilo – Lacrimosa_Spain por: Lady Malina e Gabi Bucio

Home Fóruns Lacrimosa e Notícias 2023 – Tilo – Lacrimosa_Spain por: Lady Malina e Gabi Bucio

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2702

      Entrevista para o Fã Clube Lacrimosa Spain, em 05 de maio de 2023.

      Por Lady Malina e Gabi Bucio

       

      LM: Olá, a todos. Somo a Gabi e Cristina do Lacrimosa Spain e hoje estamos com um convidado muito especial: Tilo Wolff do Lacrimosa, que irá realizar dois shows, um hoje em Madrid e outro amanhã em Barcelona. E como você está hoje?

      TW: Muito bem, na verdade. Apenas uma pequena questão, pois não recebemos ainda toda a nossa bagagem e alguns equipamentos estão faltando, infelizmente. Então estamos nesse momento tentando resolver o problema, mas por outro lado estamos bem.

       

      LM: Bem, espero que esses problemas sejam resolvidos o quanto antes.

      GB: Então, primeira pergunta: como mencionamos, já faz dez anos desde que você esteve na Espanha, então qual a sua lembrança do público espanhol e o que espera deles?

      TW: Eu lembro que são muito calorosos, muito animados e muito legais e lembro que da última vez em que partimos eu pensei: nós temos que voltar muito em breve. E eu mesmo fiquei muito surpreso por ter levado tanto tempo, mas finalmente voltamos, e como vocês viram em nosso site, não estamos fazendo muitos shows este ano, mas de qualquer forma a Espanha tinha que estar incluída. E agora finalmente voltamos. E quanto à segunda parte da sua pergunta sobre o que espero, na verdade não espero nada, pois quando se cria uma expectativa ela pode acabar dando errado. Ou a expectativa não é atingida e nos desapontamos ou outra coisa pode acabar acontecendo então não faz sentido criar expectativas. Eu quero ver como o público evoluiu nesses últimos dez anos e só. Estou curioso quanto a isso.

       

      LM: Agora um outro assunto: seus fãs espanhóis estão muito ansiosos pelos dois shows após essa longa espera. E bem, você disse que é melhor não criar expectativas, mas você pode nos dizer o que o público pode esperar após esses dez anos?

      TW: Claro que não iremos tocar apenas músicas novas. Vamos apresentar músicas novas que ainda não foram tocadas na Espanha, é claro, mas vamos também apresentar um tipo de viagem através da história do Lacrimosa. Então poderão ouvir músicas novas que nunca foram tocadas antes na Espanha, mas também os clássicos, pois um show do Lacrimosa sem, por exemplo, Schakal não é um show do Lacrimosa.

       

      GB: Você tem alguma boa lembrança da Espanha?

      TW: Muitas, muitas. Eu amo a comida, a arquitetura, a vida urbana, ver as pessoas e como elas são elegantes, como a maioria delas é elegante e como elas de fato sabem viver, não apenas viver em uma rotina, mas sim apreciar a vida. E essa é uma atmosfera maravilhosa para se estar, esse tipo de cultura eu amo muito, pois é totalmente diferente de outros países.

       

      LM: Agora vamos mudar um pouco de assunto: você planeja uma turnê para este ano além dos shows já anunciados?

      TW: Não. (risos)

       

      GB: Você está trabalhando em algo novo?

      TW: Com certeza estou! Há um novo álbum em andamento nesse momento e ele será incrível. As primeiras músicas que já gravei tiraram o meu fôlego e estou muito, muito, muito feliz com elas. E na verdade, assim como eu adoro subir ao palco e estou adorando estar aqui agora, também estou muito ansioso para voltar ao estúdio novamente para continuar trabalhando no novo álbum.

       

      LM: Qual tipo de música você está ouvindo atualmente? Há algum álbum ou artista favorito que você está mais ouvindo no momento?

      TW: Bem, eu sou um grande fã do The Cult. Há alguns anos atrás e os ouvi muitas vezes e agora eu redescobri o The Cult mais uma vez então estou os ouvindo 80% do meu tempo. E também descobri outra banda: Second Still, Still Second? Second Still! Eu não os conhecia antes e acabei de descobrí-los há algumas semanas atrás. Eles têm um material muito bom. E agora estou novamente ouvindo muito New Wave e material gótico das antigas, como os primeiros álbuns do The Cure, Joy Division e tudo mais. Não sei, parece até que estou de volta ao século passado ou aos anos 80.

       

      GB: Agora vamos iniciar algumas perguntas com o tópico principal “Leidenschaft”. Você tem uma música favorita do Leidenschaft e por quê?

      TW: Bem, é sempre difícil perguntar sobre uma música favorita porque é como perguntar sobre um filho favorito. Depende muito do meu humor. Quando eu ouço o Lacrimosa, depende muito do humor e da música que escolho, mas eu percebi que tenho ouvido muito a “Liebe über Leben” e a “Führ mich nochmal in der Sturm”, então talvez elas sejam as favoritas.

       

      LM: Seguindo ainda com o Leidenschaft, você lançou o Earbook com novas versões das músicas e também uma nova, a Abendlied, em vez de incluir a Kulturasche. Há alguma razão para essa mudança?

      TW: Ambas são músicas sobre a época da pandemia; uma música foi mais escrita pelo lado racional e a outra foi mais pela raiva. Eu não queria ter as duas no mesmo álbum, então eu escolhi a música racional no álbum original e a raiva para a outra versão.

       

      GB: A música “Im Schatten der Sonne” foi originalmente planejada para ser incluída no novo álbum após o Zeitreise. Por que ela não foi incluida no Leidenschaft?

      TW: Bem, eu tinha várias outras músicas que eu queria lançar, e eu tenho uma regra de lançar dez músicas por álbum, portanto pensei “ela já foi lançada”, então decidi mantê-la fora do Leidenschaft.

       

      LM: O Leidenschaft é o segundo álbum da recente trilogia do Lacrimosa, junto com o Testimonium. Você poderia falar sobre o conceito geral dessa trilogia? E como os álbuns são relacionados com esse conceito?

      TW: Na verdade tudo começou sem nenhum tipo de plano. Foi logo após muitos dos meus heróis falecerem, como David Bowie, Leonard Cohen, George Michael, Prince, todos esses grandes artistas faleceram no mesmo ano; minha mãe faleceu, então foi algo mais emocional escrever essas músicas. Eu as escrevi sem pensar sobre o álbum, então percebi que elas se encaixavam bem. E logo depois que o álbum estava pronto, eu percebi que não havia dito tudo. Há muito mais. Então não havia um conceito em si planejando, eu apenas senti que havia algo a mais, e depois de escrever “Führ mich nochmal in der Sturm” eu percebi que esse assunto não tinha acabado ainda. Então ficou claro para mim que deveria haver um terceiro álbum. Havia mais questões emocionais e que principalmente o Lacrimosa raramente possui coisas planejadas.

       

      TW: Vou te entregar isso aqui e pedir um segundinho, pois tem café.

       

      GB: Agora temos algo especial preparado. Vamos fazer um jogo rápido em que você deve dizer a primeira coisa que vier a sua mente.

      TW: Oh, isso pode ser perigoso.

       

      GB: É sobre a Espanha.

      GB: Então, qual o seu prato espanhol favorito?

      TW: Como se chama? Ahuevo, crevet… Gambas! Obrigado! Gambas com alho.

       

      LM: Um vinho espanhol que goste?

      TW: Ah, sim, tomei um… eu não lembro do nome mas tomamos um ótimo vinho espanhol ontem a noite vindo do sul, pelo que me falaram. Era um Tempranillo e um Merlot e era fantástico, foi algo tipo “uau!”.

       

      GB: Sabe o nome de algum cantor ou banda espanhola?

      TW: Na verdade, acabei de notar que não escuto música espanhola. Eu não sei…

       

      GB: Que triste…

      TW: Ah, não fique triste, essa é uma pergunta interessante porque acho que não há ninguém que eu possa dizer agora. Acho que vocês terão de me mostrar um pouco de música espanhola.

      GB: Temos sim!

      TW: Mas espere… Iglesias, Enrique Iglesias! Eu o conheci uma vez e ele é um cavalheiro, um cara ótimo, uma pessoa ótima. Então: Enrique Iglesias!

       

      LM: Real Madrid ou Barça?

      TW: Eu não curto muito futebol. Eu assisto quando há campeonatos mundiais mas não aos times locais, nem na Alemanha e nem na Suíça por causa de um motivo: os jogadores que estão nos times não são daquelas cidades. Eu não gosto disso. Sabe, no resto do mundo, nos campeonatos as pessoas precisam ter um passaporte do país do qual eles estão jogando. Se fosse para dizer um agora, eu diria Madrid e você Barcelona e estaríamos falando de jogadores contratados, e não acho isso tão interessante. Mas no hotel, eu vi que o Real Madrid tem o próprio canal na TV? Isso é bem legal. Nada mal.

       

      GB: Você tem alguma cidade espanhola favorita?

      TW: Eu estive muitas vezes em Barcelona, então eu a conheço melhor que outras cidades, mas agora eu cheguei recentemente em Madrid e gostei muito e acho que se eu me mudasse para a Espanha, eu iria preferir morar em Madrid do que em Barcelona, porque acredito que em Barcelona há muitos turistas e tudo mais, mas Madrid tem uma ótima atmosfera. Eu gostei.

       

      GB: Queremos agradecer pelo seu tempo para essa entrevista e há algo mais que você gostaria de dizer aos seus fãs?

      TW: Obrigado por esperarem dez anos. Isso é incrível, afinal dez anos se passaram e não pudemos tocar aqui e espero que as pessoas venham. Então muito obrigado pela paciência e por virem hoje à noite e amanhã à noite.

      Assista o vídeo legendado aqui

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.