2022 – Tilo – Dark Entries English

Home Fóruns Lacrimosa e Notícias 2022 – Tilo – Dark Entries English

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2537

      Data: 22 de Março 2022
      Fonte: Dark Entries English
      Tradução: Karoline Coelho

      Lacrimosa: Houve momentos em que eu mal podia acreditar que seria capaz de terminar o álbum.

      Lacrimosa entregou mais um belo álbum com ‘Leidenschaft’, em sua conhecida mistura de gótico com metal orquestrado sinfônico. Tivemos a chance de discutir o disco com o mentor Tilo Wolff, e o homem parece ser bastante filosófico e muito religioso. Ele nega que o registro gire inteiramente em torno da pandemia do corona – como pensávamos inicialmente – embora ele aborde o assunto. Mas vamos apenas ouvir o que ele tem a dizer.

      DE: Caro Tilo. Parabéns com uma nova obra-prima. ‘Leidenschaft’ é, novamente, um grande álbum do Lacrimosa. Ao ler a letra, não pude deixar de notar que o título está ligado à pandemia da corona. O subtítulo ‘Eine Geschichte der entflammbaren Seele’ (uma história de uma alma incendiária) também está ligado à pandemia? E isso faz de ‘Leidenschaft’ um álbum conceitual?

      TILO WOLFF: Em primeiro lugar, obrigado por suas palavras agradáveis ​​sobre o novo álbum! Fico feliz quando as pessoas gostam, porque eu amo muito esse álbum! E sim, de alguma forma este é tanto um álbum conceitual quanto todos os outros álbuns do Lacrimosa, porque cada álbum tem seu núcleo interno em torno do qual todas as músicas estão circulando. O nome de cada álbum define o tema, e cada música assume esse tema à sua maneira, explora e reflete sobre ele. Este também é o caso aqui novamente, embora não tenhamos dividido o álbum em vários atos. Mas este álbum é sobre ‘Leidenschaft’, que não pode ser traduzido diretamente como a palavra inglesa ‘passion’, porque na palavra alemã o significado de sofrimento faz parte da interpretação da palavra. E isso nos leva ao subtítulo, porque sentir a Leidenschaft é como queimar por dentro! Portanto, esse subtítulo não está muito ligado à pandemia, mas mais ao significado mais profundo do título do álbum ‘Leidenschaft’. É impossível escapar do tema da corona nos dias de hoje.

      DE: Em ‘Kulturasche’ (Cinzas Culturais), você lamenta a forma como a cultura tem sido tratada. Justamente no momento em que mais precisávamos, tempos de solidão e medo, o setor de cultura foi fechado. Você sofreu pessoalmente com o bloqueio cultural?

      TILO WOLFF: Sim, você descreveu tudo direito. É uma pena! E nesse sentido, estou sofrendo nessa situação. Não sofri mentalmente no confinamento, mas vejo como as pessoas perderam seus empregos e teatros, clubes e restaurantes tiveram que fechar, e percebi o quanto as pessoas precisariam de cultura e arte nesses tempos amargos! Então, sim, essa música é sobre como os governos são cegos para todo o cenário na luta contra o vírus – é bom e importante lutar contra isso, mas essa luta não deve se voltar contra as pessoas, mas aconteceu.

      DE: A música ‘Augenschein’ (Ilusão) também trata da pandemia, em particular dos debates acalorados sobre as restrições, as vacinas etc. Você também canta ‘Nem tudo que é novo é bom para nós / Nem tudo é progresso’. O que você quer dizer com isso?

      TILO WOLFF: Essa música é apenas parcialmente sobre a pandemia. A frase que você escolheu é sobre a crença de cada geração futura, que eles saberiam tudo melhor. Se olharmos para trás na história, podemos ver claramente que este não é o caso. Muitas pessoas vêem apenas seu próprio estado de espírito e suas próprias necessidades pessoais e são cegas para o grande todo. Por exemplo, veja as crises climáticas. As pessoas que vivem no campo, cuidando do cultivo sustentável e do meio ambiente, são atacadas como poluidoras do meio ambiente quando vão para a cidade com seus SUVs, que precisam no campo por causa da falta de transporte público e de estradas adequadas. Da mesma forma, qual tópico escolhemos, muitas pessoas pensam que sabem melhor sem ter em mente que não veem a imagem inteira.

      DE: A música ‘Die Liebenden’ (Os Amantes) parece trazer a salvação, e remonta a um tema clássico da letra de Lacrimosa: o amor. A pandemia restringiu nossas liberdades, mas a liberdade sempre pode ser encontrada no amor verdadeiro. Essa é a mensagem da música? Você pode detalhar isso?

      TILO WOLFF: Este álbum é muito menos sobre a pandemia do que você pode pensar. Escrevi essa música antes do Covid, mas sim, acho que a liberdade se encontra no amor. Isso nos traz de volta ao tópico anterior, pois tenho a sensação de que as pessoas desaprendem a cuidar umas das outras. Todos estão ocupados consigo mesmos em se esforçar para expandir de maneira ideal a própria liberdade, esquecendo que a liberdade pessoal só se estende até o estado de espírito da outra pessoa. Jesus disse isso perfeitamente: “Trate os outros sempre como você gostaria que eles o tratassem” (Mateus 7:12). Isso diz tudo, mas bem, cada geração pensa que sabe melhor…

      DE: No vídeo de ‘Raubtier’ (Predator), você apresentou dois novos personagens: Jean-Gustave de Geulasse e Lacristobal, ambos interpretados por você. Você pode nos contar mais sobre esses personagens e por que eles entraram no mundo de Lacrimosa?

      TILO WOLFF: Haha, sim, meus novos amigos e inimigos. Bem, Jean-Gustave, claro, é meu arqui-inimigo, aquele que não deveria ter motivos para ser respeitado em nossa sociedade, ele representa todas aquelas pessoas egoístas e egocêntricas que tornam a vida dos outros miserável. Bem, e Lacristobal é meu alter ego, cheio de paixão e desejo, vivendo como um fantasma dentro de mim.

      DE: Você também escolhe tocar quase todos os instrumentos na ‘Leidenschaft’. Apenas Anne Nurmi e o baterista Michael Mohr estão presentes na maioria das músicas, com algumas participações de JP Genkel e claro da Lacrimosa Session Orchestra. Por que você escolhe tocar quase tudo sozinho ao invés de pedir mais músicos convidados para tocar no seu álbum?

      TILO WOLFF: Isso foi por um lado devido à pandemia. Na maioria das vezes, era quase impossível planejar as sessões de gravação porque viajar não era tão fácil. Por outro lado, foi a forma mais natural e direta de captar todas as emoções e todos os pequenos detalhes que tinha em mente. É o jeito puro Lacrimosa!

      DE: Você escolheu lançar ‘Leidenschaft’ no dia de Natal. Sabemos que você é um cristão devoto. Foi por isso que você escolheu o Natal ou outras coisas também influenciaram sua decisão?

      TILO WOLFF: Na verdade, o motivo dessa decisão foi que este álbum é algo muito especial para mim. Gravar este álbum foi uma jornada inacreditável, foi estressante, exaustivo, intoxicante, edificante e às vezes devastadora e houve momentos em que eu mal podia acreditar que seria capaz de terminar o álbum. Depois que foi concluído, fiquei tão agradecido e feliz que parecia se tornar o presente mais maravilhoso. Bem, e esta foi a ideia de o lançar no Natal, um presente para todos os amantes de Lacrimosa!

      DE: Falando em Cristianismo. Você disse antes que também é ativo em sua própria comunidade cristã. Sempre me perguntei como as outras pessoas da comunidade reagiram em relação a esse artista gótico extravagante que você é…

      TILO WOLFF: Bem, eles me conhecem e me aceitam como sou. Este é o caminho cristão, como se pode ler nas escrituras: “Pois não como o homem julga – pois o homem julga segundo os olhos, mas o Senhor julga segundo o coração”. (1Sm 9:2) Os verdadeiros crentes vivem no conhecimento de que cada pessoa é uma criação de Deus e que Deus ama a todos. Então, quem somos nós para julgar os outros?

      DE: Se bem me lembro, quando você lançou a coletânea ‘Zeitreise’ em 2019, você prometeu um novo álbum do Lacrimosa em 2020, obviamente à luz do 30º aniversário do Lacrimosa. Você até incluiu uma música em ‘Zeitreise’ que deveria estar no novo álbum. Você pode nos dizer por que o álbum foi adiado e por que ‘Im Schatten der Sonne’ não aparece em ‘Leidenschaft’? Você escreveu mais músicas que não são apresentadas em ‘Leidenschaft’?

      TILO WOLFF: O atraso foi devido à situação da pandemia. Eu queria tanto lançar o novo álbum de estúdio para comemorar o 30º aniversário, mas o Covid entrou no caminho. E sim, eu escrevi mais algumas músicas e sobre “Im Schatten der Sonne” acabou que era a ligação perfeita entre “Testimonium” e ‘Leidenschaft’ – ontem à noite eu ouvi a música novamente e me convenci novamente de que essa era a decisão certa, embora eu ame essa música, foi um prazer ouvi-la novamente – embora ela não se encaixe no conceito de ‘Leidenschaft’ tanto quanto todas as outras músicas que entraram neste álbum.

      DE: Em 2020, vocês lançaram a ‘caixa de aniversário de 30 anos’, uma caixa com três CDs e muitas outras coisas como um calendário, uma bandeira, um jogo da memória… Essa caixa foi vendida exclusivamente pela loja virtual Hall Of Sermon. Adoro os CDs contidos na caixa, especialmente o CD ‘Live 2015’. Qual foi a ideia por trás da caixa e por que torná-la uma exclusividade apenas para seus fãs mais devotos?

      TILO WOLFF: Depois que percebi que a ‘Leidenschaft’ não estaria pronta para o aniversário, quis cumprir minha promessa, de apresentar algo novo, pelo menos nesse sentido, e dar ao público algo especial, para tornar as pessoas felizes neste ano especial! Esta foi a ideia por detrás desta caixa e por isso só passou pela nossa loja porque era para ser para o nosso público mais próximo, aqueles que vivem com a Lacrimosa.

      DE: Quero terminar com uma pergunta sobre um álbum anterior. ‘Echos’ é um disco amado por muitos de seus fãs, internacionalmente. A gravação foi talvez uma das mais complicadas. Echos é o único álbum pós-1993 que não foi seguido por uma turnê, e apenas um número limitado de músicas pode ser tocadas ao vivo, devido à importância da orquestra sinfônica em ‘Echos’. O que você pretendia com este álbum e que outras coisas importantes devemos saber sobre este clássico?

      TILO WOLFF: Uma coisa é certa, é que as pessoas não gostaram nada do álbum quando foi lançado. Uma grande revista de metal até me disse que eles não iriam mais escrever sobre o Lacrimosa, porque o Lacrimosa virou as costas para o metal com este álbum. Sim, este álbum não foi bem tratado pelo público do Lacrimosa nem por aqueles que nunca gostaram do Lacrimosa. Eu estava um pouco confuso na época, porque eu mesmo estava muito feliz com este álbum, achei que era uma obra-prima, mas com isso em mente eu estava bastante sozinho naquela época. Bem, fiquei surpreso ao perceber que, muitos anos depois, algumas pessoas apareceram me dizendo que esse é o álbum favorito deles. Eu pensei ‘de onde vocês estão vindo agora e onde vocês estavam todos esses anos’. Sim, às vezes as coisas são muito estranhas.

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.