2025 – Anne – Uma voz que brilha na escuridão

Home Fóruns Lacrimosa e Notícias 2025 – Anne – Uma voz que brilha na escuridão

Marcado: ,

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor

Anne Nurmi: uma voz que brilha na escuridão

Anne Nurmi é uma voz que brilha através da escuridão — etérea, vulnerável, poderosa. Desde 1994, ela molda a paisagem sonora do LACRIMOSA como cantora e tecladista; antes disso, cofundou a banda finlandesa Two Witches.
      Suas composições são como pequenas joias, cuidadosamente retiradas de suas caixas para tocar a alma. Em cada uma de suas peças solo pulsa um coração que bate entre a melancolia e a esperança.
      Em meu perfil, tracei a jornada musical de Anne Nurmi — dos primeiros anos às canções profundas do presente. Agora, nesta entrevista, ela mais uma vez abre uma janela para o seu mundo interior. É uma conversa sobre arte, fé, transformação e o poder que nasce da comunidade e da música.
      Mas às vezes recebemos uma mensagem que lança nova luz sobre tudo. Quando enviei minhas perguntas a Anne Nurmi, eu não sabia que ela estava passando por um período difícil de saúde. É ainda mais comovente que ela tenha respondido mesmo assim.
      Esta entrevista não é apenas uma conversa — é um sinal de força, profundidade e conexão.

Olá Anne, sua trajetória musical começou com o Two Witches e depois te levou ao LACRIMOSA — dois capítulos muito diferentes, mas igualmente formadores. Você às vezes sente falta dessa fase inicial da sua carreira artística?
      Olá,
      Foi uma época empolgante, fazer música tão jovem — sem muito conhecimento técnico. Mas, sinceramente, é melhor saber um pouco mais sobre o que se está fazendo e sentir-se mais confiante. E o Tilo é um grande apoio nesse sentido.

Você às vezes revisita os álbuns da banda — antigos e recentes — e relembra a energia e a atmosfera daqueles tempos, incluindo os primeiros e os atuais anos com o LACRIMOSA?
      Sim, fico feliz em fazê-lo. Foram anos formativos que me moldaram tanto pessoal quanto musicalmente. Sem esse tempo com o LACRIMOSA, eu não seria a pessoa que sou hoje!

Como você descreveria a dinâmica criativa entre você e Tilo Wolff — o que torna essa colaboração musical especial?
      Somos ambos muito criativos — isso faz parte da nossa natureza. Nossas ideias musicais geralmente se encaixam bem, e eu diria que nos complementamos perfeitamente.
      Tilo também é um compositor e arranjador excepcional — até mesmo para orquestras, algo que poucos conseguem fazer. Eu aprendo muito com isso.

O LACRIMOSA é conhecido por seu estilo artístico marcante. Como você insere sua própria voz e visão nesse universo compartilhado?
      Compomos algumas faixas juntos, e minhas obras não surgiram sem a ajuda de Tilo. Estamos em um processo criativo contínuo, sempre criando coisas novas — e posso contribuir o quanto quiser.
      Também sou sempre a primeira a ouvir as novas composições, e posso expressar minha opinião livremente. Tilo leva minhas críticas a sério, muitas vezes as considera e faz ajustes apropriados.

Qual das suas músicas ainda te dá arrepios?
      São muitas. Na última turnê Lament pela América Latina, houve músicas como Lament, Avalon, Liebe über Leben e minha peça mais recente, Dark Is This Night, nas quais fiquei muito emocionada em certos momentos — especialmente no diálogo com o público.

É maravilhoso sentir quando os ouvintes amam as músicas tanto quanto nós.
      Olhando para suas canções, há alguma letra ou música que tenha um significado especial para você? — Ou talvez um álbum do Lacrimosa?

Como todas as letras são muito pessoais, gostaria de mencionar minhas canções mais recentes. Daughter of Coldness fala sobre a percepção de que carrego muito pouco das minhas antigas ideologias finlandesas e da pessoa que eu era. O tempo nos muda — e com ele, as músicas e as letras. Cada fase da vida influencia nossa arte.
      Dark Is This Night fala sobre meus pensamentos noturnos, sobre as emoções que a vida traz e que eu elaboro sozinha, no escuro da noite.

Qual foi a experiência mais marcante ou inusitada em turnê — seja um lugar, um público ou um momento nos bastidores?
      O mais marcante e bonito das turnês são as pessoas — por mais diversas que sejam. De cidade em cidade, mesmo dentro de um mesmo país, encontramos novos rostos e atmosferas.
      Isso torna tudo empolgante, mas também desafiador, pois é preciso encontrar uma forma de se conectar com cada público. É como estar em uma cultura diferente quase todos os dias.
      Além disso, adoro experimentar as comidas típicas — acho as diferenças e modos de preparo incrivelmente fascinantes.

Como muda sua relação com a música quando você está no palco?
      A música ganha um significado ainda mais profundo, porque se torna mais emocional. Você sente tudo — a si mesma, o público, o momento.
      A música deixa de ser mero entretenimento e se transforma em força vital.

O que te dá força e inspiração em tempos desafiadores — você busca isso na arte, na natureza, na espiritualidade ou em outra fonte?
      Eu acredito em Deus e faço parte de uma comunidade maravilhosa. Também tenho amigos e família muito próximos que sempre me apoiam. Especialmente agora, é maravilhoso perceber quanta força essa conexão me dá — porque, infelizmente, estou seriamente doente.

Quando enviei minhas perguntas a Anne Nurmi, eu ainda não sabia que ela estava gravemente doente. A notícia veio a público em meados de setembro — e por um momento, meu mundo parou.
      Sua resposta a essa pergunta parece um raio de luz: ela fala sobre fé, sobre comunidade, sobre a força que lhe é concedida neste tempo.
      Tudo isso me faz olhar com profunda gratidão para suas palavras — e para a jornada artística que ela trilhou com o Lacrimosa.

Quando você olha para sua trajetória artística, o que mais te surpreende?
      Como o tempo nos molda — você se torna mais profundo, e sua música amadurece junto. Fico muito feliz com a música que posso fazer hoje. Ela não apenas me toca, mas também emociona e inspira muitas outras pessoas — o que, convenhamos, não é nada ruim.

Obrigada pela entrevista e tudo de melhor!
      Anne Nurmi
      LACRIMOSA
      Eu é que agradeço!

Palavras finais para Anne Nurmi
      Querida Anne,
      Quando te enviei minhas perguntas, eu ainda não sabia o quão desafiadora era a fase da vida pela qual você estava passando. Fiquei ainda mais comovida por você ter respondido mesmo assim.
      Suas palavras são muito mais do que respostas — elas representam confiança, força e fé.
      Sua música acompanha muitas pessoas há anos — inclusive a mim. Mas nesta conversa, algo novo surgiu: uma força silenciosa e luminosa, que fala do mais íntimo do seu ser.
      Seus pensamentos sobre fé, comunidade, mudança e reflexões noturnas me tocaram profundamente. É como se você não apenas contasse uma história, mas compartilhasse uma parte da sua alma conosco.
      Agradeço do fundo do coração por sua abertura, seu tempo e sua disposição em realizar esta entrevista.
      Desejo a você força, luz e todo o amor que tão generosamente oferece à sua arte e ao mundo.
      Que a música continue a te carregar — assim como carrega a todos nós.
      Com profunda gratidão e carinho,

Marlene

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.