2009 – Tilo – Zillo Magazzine

Home Fóruns Lacrimosa e Notícias 2009 – Tilo – Zillo Magazzine

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #631

      Data: 05/2009
      Tradução: Karina B.Pinotti
      Fonte: Zillo Magazzine

      Sehnsucht a principal força que move.
      Dessa vez Lacrimosa lançou um álbum chamado “Sehnsucht”, não havia dúvidas. No final, foi o tema paixão o mais frequente encontrado nos textos de Tilo Wolff e é o centro da narrativa. Armado com um gravador, novamente faço perguntas ao músico sobre o conceito do álbum e das suas raízes.

      – Tilo, o tema paixão há muitos anos é fundamental para o trabalho do Lacrimosa. Em «Sehnsucht» ele se revelou mais plenamente?
      Tilo: Definitivamente. Porque desta vez, fomos em profundidade com o tema ainda mais. Com este álbum, eu estou tentando entender melhor os diferentes tipos e demonstrações de afeto, ou seja, eu tento revelar todas as suas facetas. E eu acho que a paixão é uma força positiva para pessoas usarem se não for para usar as pessoas, e não vice-versa.

      – Todo mundo sabe o que é uma paixão, como muitos anseiam por amor, dinheiro, sucesso e felicidade. Que tipo de paixão em questão é sobre seu álbum?
      Tilo: É claro, é sobre aquele que ouve a voz do próprio amor, como, por exemplo, “Chame-me com a voz do amor”. Mas também, por outro lado, não é tão evidente. Como, por exemplo, a retaliação brutal evidente de “Feuer”. Nesta canção, ela jogou-se com um humor, porque é sentimento baixo e insignificante. Eu mesmo raramente me sinto assim, por isso fiquei muito surpreso quando vi que eu era capaz de escrever este texto. “Koma”, pelo contrário, trata Sehnsucht, como a busca da verdade. Ultimamente, eu tenho conversado com muitas pessoas inteligentes que ingenuamente acreditavam que sua opinião era formada com base em seu próprio raciocínio, embora tenha sido claramente imposta pela mídia. Mas quando você tenta explicar isso a eles, eles tomam suas palavras como uma tentativa questionar os seus cérebros e prejudicar o seu direito à liberdade de pensamento. Portanto, eles estão apenas sentados em seu escudo e não vão sair dele. A canção conta a história de um desejo apaixonado de viver ao lado de pessoas que são como nós somos e analisa que nada é dado para o outro. Muitas pessoas tentam melhorar a sua autoestima, tentando obter a aprovação dos outros por causa de “suas” ideias modernas. Acho que este é um desenvolvimento muito perigoso e lamentável. Imagine que você vê alguém com uma atitude muito boa e em seguida, verifica que, de fato, este homem é exatamente o ponto de vista oposto.

      – O que quer dizer quando fala, de ser capaz de usar a sua paixão e não deixar usá-lo?
      Tilo: Há pessoas que não se consideram a ser uma fonte e uma vítima da paixão. No entanto, eles não percebem que uma paixão – é um produto da sua própria paixão e destrói essas pessoas por dentro, e eles se afogam na auto piedade. Um filósofo sábio disse uma vez, não se trata de ver tudo em luz negra para ser capaz de ver a escuridão. É necessário tomar as suas emoções, até mesmo as negativas, até mesmo aquelas que você mesmo tem medo de ser capaz de superar. Caso contrário, eles vão ganhar. Por isso, é necessário considerar a paixão uma energia positiva, o que dá um impulso. Mas ela só funciona enquanto você pode controlá-la.

      Você acha que a paixão é uma parte importante da nossa vida? Ela é necessária ao levar a partir de um ponto de vista espiritual: Felicidade – está dentro de nós, e para senti-la, temos de viver o presente e não se desligar constantemente sobre o que nos falta na vida?
      Tilo: Pergunta interessante. Para mim, eu gosto de observar. Por exemplo, eu estou em uma festa com conversando com alguém, e meus pensamentos já imaginam a próxima reunião com esta pessoa e quero estar bem onde eu ainda não estou. E na vida. Mas é preciso ter cuidado. Por um lado, a paixão sempre me dá o incentivo para escrever minhas músicas e expressar minhas emoções com a sua ajuda. Mas, por outro lado, houve momentos em que eu não podia desfrutar de minha própria música, porque, nesse momento, quando eu estava segurando um prato pronto, me vi mentalmente pensando no próximo trabalho. Só depois de muitos anos eu aprendi a apreciar minhas próprias realizações. No entanto, eu sempre preciso de alguma motivação grave, porque, na verdade, eu sou uma pessoa muito preguiçosa. (Risos) Felizmente, uma paixão é mais forte do que a minha preguiça, então eu ainda escrevo música. Espero que eu aprenda a lição. Mas ninguém sabe de nada com certeza.

      – Em uma entrevista recente você disse que uma música está intimamente ligada a uma determinada cidade. O que está ligado com o desejo de Krasnodar?
      Tilo: Aqui estamos nós um desejo apaixonado de parar o tempo. Quando eu olho para trás, meu passado, muitas vezes eu percebo que eu penso sobre algumas coisas que se perderam para sempre. A partir disso, fiquei muito triste. Toda a vida – é uma coleção de memórias e as memórias que eu quero manter. E eu gostaria que elas fossem mais brilhante. É claro que eu quero viver aqui e agora, eu quero seguir em frente e não quero que o máximo de pessoas fiquem presas no passado. Mas às vezes eu achar que é difícil deixar elas irem. Isto aplica-se às coisas físicas e emocionais. Figurativamente falando, esta é uma mochila que você preencher ao longo da vida, e que você pode sempre levar com você.

      – O assunto paixão foi determinado com antecedência ou ele só apareceu no processo enquanto trabalhava no álbum?
      Tilo: Quando eu escrevo as letras, eu não penso nisso. Eu ajo de forma intuitiva, apenas para expressar meus pensamentos. Neste caso, o meu subconsciente assume cada vez mais o trabalho do que a mente. Dependendo do meu estado emocional crio as coisas, a ideia comum, porque no momento isso me preocupa mais. Por isso, desta vez eu percebi que o álbum deveria se chamar Sehnsucht somente quando pensei em seu trabalho artístico. Durante a criação das músicas para mim não era óbvio, eu ainda não me importo, eu gosto de me surpreender. Se alguém me diz que o final de um livro, eu perco o interesse por ele, não importa quantos grandes momentos ainda podem ser encontrados nele. Assim é com a música. Estou animado com a oportunidade de criar algo novo. Mas eu não quero saber de antemão o que vai acontecer.

      – Os textos foram produzidos imediatamente, assim que você estava sobre o efeito de qualquer paixão, ou você teve que voltar na história que ocorreu há muito tempo?
      Tilo: Eu escrevo músicas assim que elas vem em minha mente, eu não poderia escrevê-las depois de algum tempo. Eu gosto de manter um diário ou escrever uma autobiografia. A letra da música deve ser rica e verdadeira, ela deve manter a autenticidade do momento. Na verdade, eu sempre escrevo meus pensamentos, e por isso meu texto é sempre verdadeiro e sincero, mesmo se eles forem estúpidos e inconsistente. Coisas sobre as quais eu escrevo, muitas vezes tem origem no meu subconsciente e carregam um significado que não é imediatamente possível de entender. Para mim, isso já aconteceu. O significado do texto revelado a mim só depois de um ano, e então fiquei surpreso ao descobrir que no passado eu já havia previsto um certo estado das coisas. Eu inconscientemente senti algo, mas minha mente estava muito limitada a essas circunstâncias. Só depois de algum tempo, quando as circunstâncias mudaram, eu era capaz de perceber tudo.

      – Você escreve histórias fictícias, ou são sempre autobiográficas?
      Tilo: “Die Taube”, é claro, é ficção, porque eu não privei ninguém da vida. Mas a maioria das músicas ainda são um conteúdo autobiográfico, embora algumas apenas em um nível emocional. No entanto tudo o que eu canto foram concebidas assim. O uso da palavra “eu” consciente, porque eu não quero me esconder.

      – Você não acha que se você colocar muito de suas experiências pessoais nas letras; você não tem medo que os fãs serão capazes de lê-los como um diário?
      Tilo: Eu certamente compartilho uma história verdadeira, mas não é necessariamente minhas próprias experiências. Embora as emoções, mesmo que não sejam ditas, muito bem refletem sobre a minha visão do mundo. Esta é uma faca de dois gumes. Porque quando eu escrevo as letras, eu não me importo se ela for publicada. Em primeiro lugar, cerca de 5% do meu texto não foi publicado. E em segundo lugar, quando eu escrevo uma canção, eu estou tão profundamente em mim mesmo que no momento não penso sobre o público. Além disso, eu não quero ser meu próprio censor. E se eu finalmente decidir compor a música ao texto, que havia absorvido as minhas emoções, eu tenho que fazê-lo. Mas, mesmo assim, na minha música permanecerá um significado secreto: Anos mais tarde, percebi que todos vão tratar a mesma coisa de sua própria maneira. Se, por exemplo, eu vou cantar sobre o verde, então alguém vai ver isso como algo mais. Se falamos de arte ou texto, não há fórmulas matemáticas. Há um amplo espaço para a liberdade de pensamento. Eu posso cantar o que eu quero, e cada pessoa com base em sua experiência e sua percepção do mundo vai interpretar minhas histórias de uma maneira, e cada vez eu me pergunto, por vezes, como as pessoas têm associações incríveis com minhas letras. Mas eu mesmo não me sinto mal, porque grande parte não foi originalmente concebida assim. Muitas vezes, isso é o que me permite ser tão aberto.

      – Você mencionou que cerca de 5% do material não foi publicado. Era difícil encontrar para o 10º álbum ideias originais para as músicas e letras?
      Tilo: De qualquer forma, eu escrever mais músicas e mais reflexões do que são publicadas. Agora eu não posso escrever qualquer coisa por um mês, e depois de uma semana escrevo até 20 textos. Tornei-me mais impulsivo, mas ao mesmo tempo descontraído, porque agora eu não tenho nada para fazer sobre pressão. Não existem requisitos especiais, porque eu ainda não escrevo literatura. Minha única exigência é a de dar ao luxo de ser honesto e sincero e não tentar pegar belas palavras. Para mim, o conteúdo é mais importante que a forma.

      Você não se importa em usar repetições de palavras se for necessário para transmitir o estado emocional?
      Tilo: Exatamente. Há uma tal linha “Ich Steige auf zum Himmel, und ich mich im verliere Himmel”. Eu ascendo ao céu, E me perco no céu. “Koma”) Quando escrevi, eu observei que de acordo com as regras de repetição deveria ser evitada. Isso eu sei, e, é claro, na preparação de uma carta oficial, eu não vou tolerar tal. Mas foi importante para mim, para enfatizar a palavra “céu”. Devo acrescentar que tudo o que eu tenho é a boba liberdade (O direito de dizer a verdade, audácia, não sendo levado a sério.). Eu não costumava ser ousado, mas agora as pessoas percebem o significado do que eu faço, ou pelo menos sabem que tudo tem o seu valor. Eu mereci esse privilégio ao longo dos anos. E é muito mais fácil.

      – Como você prefere trabalhar em uma canção? Você escreve a música em papel ou no computador?
      Tilo: Sempre de maneiras diferentes. Na maioria das vezes, eu me sento ao piano, começo com o texto e com a música tento transmitir emoções ao som. E às vezes eu só tenho vontade de escrever música. Então eu estou tocando uma melodia e escrevo as peças no computador, então elas me inspiram de modo que eu não posso parar e continuo a compor. Passagens para a orquestra eu escrevo diretamente no papel, porque então eu tenho que passar as notas aos músicos. Eu observo muito apenas visualmente, por isso, repito a melodia tocada antes, posso apenas no piano, só então a salvo em meu computador e, em seguida, se repetem com outros instrumentos e vocais. Em todo caso, eu não iria mesmo fazer uma canção se eu soubesse de antemão o que vai acontecer, por eu estar com medo da carga de trabalho e considerar que não sou capaz de escrever algo assim. Em primeiro lugar, eu sempre penso em uma simples melodia de teclado e riffs de guitarra. Por isso, no meu trabalho, eu tenho que dar um passo de cada vez.

      – Em algumas circunstâncias é melhor ouvir o tal holístico e multifacetado álbum «Sehnsucht»?
      Tilo: Quando escuto lacrimosa eu acendo uma vela e não faço mais nada, a não ser que eu beba um copo de vinho tinto. Embora soe clichê. A este respeito, eu sou antiquado, não tenho tocador de mp3, e eu ouço a música como antes em CD-ROM.

      Você acha que sua música tem um significado para combater a insensibilidade e inconsciência das pessoas, como uma ferramenta que os incentiva a aprender algo novo para ouvir e ouvir uns aos outros?
      Tilo: Se a minha música tivesse um impacto tão grande eu estaria muito satisfeito por isso. No entanto, nunca foi minha intenção, eu não acho que Lacrimosa pode mudar o mundo. Ao mesmo tempo eu sei que para centenas de pessoas a minha música é muito. Mesmo presas em hospitais psiquiátricos, temos cartas em que as pessoas escrevem que a nossa música é muito útil para eles.

      – Há uma sugestão de que no futuro os CD-discos perderão a relevância por causa da internet, uma vez que mais e mais pessoas preferem apenas baixar músicas individuais, como se a música parasse de gerar renda, a produção de todo o álbum vai ser muito caro. Você pode imaginar que um dia você vai começar a produzir algumas canções e EP?
      Tilo: Eu tenho uma necessidade urgente de criar música, e por causa dela que eu estou muito preso a isso. Isso significa que eu seria capaz de me doar e essas coisas sem as quais eu não consigo me imaginar hoje em dia, por exemplo, sem um álbum. Em princípio, a ideia de produzir canções individuais, não é completamente ruim. Mas, ao mesmo tempo, ela não é muito boa, porque em breve todos os olhos estarão em somente isso. O que me fascinou em singles anteriores, agora está desaparecendo. Era sempre interessante esperar por o álbum de seu artista favorito, e quando lançava o seu single, em seguida, sobre esta base para especular sobre o que será parecido com o álbum completo. Foi muito emocionante. Hoje, pelo contrário, qualquer pessoa muito antes do álbum pode encontrar todas as informações sobre ele na internet. Portanto, Lacrimosa não emitiu novos singles. Embora eu não posso imaginar que um dia vamos começar a lançar uma música por mês para manter o interesse do público no trabalho do grupo. Mas no final, eu ainda iria recolher todas as músicas do álbum, mesmo que fosse feito apenas sozinhas. Talvez eu decidisse não publicar a música. Mas vamos ver como ele vai desenvolver a indústria da música e quanto tempo Lacrimosa vai ser capaz de existir na forma tradicional, porque o trabalho com a orquestra, banda e custos são significativamente mais caros do que uma música puramente eletrônica.

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.